Kbase 51595: Banco Acesso SQL
Autor |
  Tatiane Koslinsky - CAT |
Acesso |
  Público |
Publicação |
  5/13/2016 |
|
Menu: Ambientes > Banco Acesso SQL
Nessa tela são cadastrados os bancos que possuem apenas acesso SQL. Estes são os bancos utilizados pelo JBoss e não são conectados pelo arquivo PF (ambiente Progress). Os parâmetros de conexão para estes bancos podem ser identificados através do script de carga do banco de dados (-ServerType SQL).
1. Ambiente Progress:
Para cadastrar o banco clique em "Novo", selecione a empresa desse banco, abaixo informe o nome lógico e clique em "Salvar".
Voltando na tela "Banco Acesso SQL" informe:
a. Host do servidor;
b. Porta de conexão SQL (-ServerType SQL);
c. Usuário e senha.
Observação:
Importante que o usuário informado possua permissão de DBA no banco de dados. Para isso, recomendamos verificar as permissões do usuário pub:
Após acessar o aplicativo Proenv e digite:
sqlexp -db banco -H servidor -S XXXXX -user sysprogress -password senha
Execute o comando:
grant dba to pub;
grant resource to pub;
commit;
A cada parâmetro informado clique na opção "Salvar" ou dê um ENTER. Realizar esse procedimento para todos os bancos de dados com acesso SQL do arquivo progress-ds.xml.
2. Ambiente Oracle:
Para ambientes com bancos de dados Oracle a opção "Banco Acesso SQL" é utilizada para o cadastro das informações de conexão ao banco Oracle. Ao importar os parâmetros de conexão na tela de "Banco Acesso 4GL" os dados de conexão ao banco Oracle são cadastrados automaticamente.
Preencha o parâmetro "Diretório do SQL Plus" com o diretório onde encontra-se o executável do SQL Plus na máquina onde está sendo executado o console de atualização. Para cadastrar este parâmetro para todos os bancos, selecione um dos bancos cadastrados, informe o valor do parâmetro e selecione o botão "Salvar informações para todos os bancos". Desta forma, o parâmetro selecionado será replicado para todos os bancos configurados.
3. Ambiente SQL Server:
Para ambientes com bancos de dados SQL Server a opção "Banco Acesso SQL" é utilizada para o cadastro das informações de conexão ao banco SQL Server. Ao importar os parâmetros de conexão na tela de "Banco Acesso 4GL" os dados de conexão ao banco SQL Server são cadastrados automaticamente.
Se o parâmetro "Diretório do Sqlcmd" não estiver preenchido, informe o diretório onde encontra-se o executável "sqlcmd.exe" na máquina onde está sendo executado o console de atualização. Para cadastrar este parâmetro para todos os bancos, selecione um dos bancos cadastrados, informe o valor do parâmetro e selecione o botão "Salvar informações para todos os bancos". Desta forma, o parâmetro selecionado será replicado para todos os bancos configurados.
Importante: As informações de conexão aos bancos com acesso SQL são exibidas no log de conversão. Para proteger as informações de conexão (como usuário e senha, por exemplo), configure a segurança do diretório do console para que somente os usuários autorizados tenham acesso ao log.