Consultor Eletrônico



Kbase 92996: Alteração de nomenclatura de schema-imagem para 12.1.28
Autor   Adriano Correa - GCAD BART
Acesso   Público
Publicação   4/6/2020
A partir da release 12.1.28 do Datasul, foram alterados os nomes dos schemas-image dos bancos dos módulos de Gestão de Planos para o padrão do produto.

ATENÇÃO: Essa alteração impacta os clientes que possuem bancos de dados Oracle ou SQL Server e utilizam em seu ambiente os bancos de Gestão de Planos (srcadger, srmovben, srmovcon, srmovfi1, srmovfin e srweb).

Dessa forma, o padrão para os nomes desses bancos será:

Schema-Holder: shsrcadger / Schema-Image: srcadger
Schema-Holder: shsrmovben / Schema-Image: srmovben
Schema-Holder: shsrmovcon / Schema-Image: srmovcon
Schema-Holder: shsrmovfi1 / Schema-Image: srmovfi1
Schema-Holder: shsrmovfin / Schema-Image: srmovfin
Schema-Holder: shsrweb / Schema-Image: srweb

Esse padrão para a ser reconhecido pelo produto após a atualização da 12.1.28.0.

Da mesma forma, ambientes que possuem alias criados para esses bancos deverão se adequar a essa nomenclatura, assim como os cadastros de acesso a esses bancos.

Cada ambiente pode ter uma configuração diferente e uma forma diferente para se adaptar a esse padrão. Recomenda-se conferir os seguintes pontos:

- Nome do schema-holder. Se um schema-holder se chamar "srcadger", você não poderá ter o schema-image com esse nome. Então será necessário criar um novo schema-holder com um nome diferente (shsrcadger, por exemplo). Considere usar procopy para fazer uma cópia do schema-holder para um nome diferente. Nunca renomeie arquivos de banco pelo sistema operacional.

- Nome do schema-image. Uma vez que o schema-holder não tem mais o nome que será assumido pelo schema-image, poderá alterá-lo pelo Data Administration, opção Dataserver - Oracle/MS SQL Utilities - Edit Connection Information. Versões antigas de Progress não disponibilizam a opção de alteração do nome do schema-image. Nesse caso, será necessário exportar a definição do schema-image, apagar o schema-image do banco, alterar o arquivo .df gerado para o novo nome e reimportar a definição.

- Alterações em programas de alias. Talvez existam programas de alias no ambiente para acessos diversos aos bancos. Nesse caso, o programa de alias deverá ser alterado para o novo padrão de nomenclatura dos schemas-holder e schemas-image.

- Cadastro de bancos X empresa no foundation. O Foundation do produto armazena os parâmetros de conexão dos bancos. As alterações precisam ser refletidas nesse cadastro. Se o schema-holder anterior não estiver mais disponível, talvez apresente erros no produto até chegar a esse cadastro. Isso é esperado.

- Cadastro de bancos no Console do Datasul. O programa para atualização do produto mantém o cadastro de acesso aos bancos de dados. Esse cadastro precisa ser alterado para refletir a nova nomenclatura.

- Programas específicos em Progress que acessam o banco pelo schema-holder. Esses programas precisarão ser recompilados e, se fizerem algum acesso nomeado ao nome lógico do schema-image, deverá ser alterado para o novo padrão.

As alterações devem ser aplicadas após a atualização para a release 12.1.28.

Dúvidas sobre esses procedimentos podem ser sanadas pelo suporte a banco de dados do produto Datasul.