Kbase 91393: Servidores de Aplicação
Autor |
  Tatiane Koslinsky - CAT |
Acesso |
  Público |
Publicação |
  5/13/2016 |
|
Menu: Ambientes > Servidores de Aplicação
Servidores de aplicação são usados para executar processos em servidores diferentes do utilizado para executar a Console. Independente da seleção informada na tela de configuração de servidores de aplicação, cada etapa do processo questionará se deverá utilizar os servidores de aplicação cadastrados. Caso não tenha disponibilizado servidores de aplicação para o Console, essa opção nas etapas seguintes estará desabilitada.
Para os processos de conferência de definições e dados, premissas, preparação de dicionário e correção de dicionário, será utilizado apenas o primeiro servidor de aplicação cadastrado. Assim é possível conectar ao banco de dados em modo monousuário para esses processos. Para a etapa de atualização de dados, todos os servidores de aplicação cadastrados serão utilizados simultaneamente, dividindo os programas entre eles.
O cadastro dos servidores deverá especificar uma entrada para cada agente disponibilizado nos brokers Appserver. O Console considera que uma entrada no cadastro é um servidor. O balanceamento entre os agentes Appserver, o próprio broker realizará.
Caso o servidor de aplicação estiver em um (ou mais) servidor diferente do servidor do Console, os seguintes diretórios (vide a imagem anexa) deverão ser copiados para compor o diretório de dados do Console para o Appserver. Se o servidor de aplicação for Unix/Linux, a cópia deverá ser via FTP para evitar problemas com terminadores de linha.
Se o servidor estiver com Progress 64 bits instalado, o diretório char64 dentro do diretório de trabalho do Console deverá ser copiado, seguindo as mesmas regras acima.
Um broker Appserver deve ser configurado com os seguintes parâmetros:
1. Modo de operação: State-reset
2. Diretório de trabalho: Apontar para o diretório de dados do Console copiado para o servidor de aplicação
3. Parâmetros de inicialização do agente: -cpstream "ibm850" –d dmy –numsep 46 –numdec 44 -s 500
4. Intervalo de pooling: Informar a quantidade de agentes que o broker Appserver irá disponibilizar. Cada agente corresponde a um servidor para o Console.
Observação: Não deve ser indicado nenhum arquivo .pf com conexão de banco de dados na configuração do AppServer. A conexão de bancos é feita automaticamente pelo Console de Gerenciamento de Ambientes, durante a execução do processo de atualização.
Os parâmetros de inicialização do agente também podem contemplar o parâmetro –h, especificando o número de bancos de dados que serão conectados simultaneamente pelos agentes, e o parâmetro –Mm, caso a conexão seja em modo cliente-servidor.
Os brokers Appserver devem estar disponíveis no momento da configuração dos servidores de aplicação no Console. Os agentes Appserver que não forem possíveis conectar serão descartados da atualização e informado no log conversao.txt.
Para adicionar um novo Servidor de Aplicação no Console de Gerenciamento de Ambientes, clique em "Novo" no menu à esquerda do Console.
1. Descrição do Servidor: Informe um nome.
2. Parâmetros de conexão: A conexão que será configurada nessa tela do console precisa dos seguintes parâmetros:
-------------------------------------------------------
-AppService <broker> -H <hostname> -S 5162
-------------------------------------------------------
Onde:
a. -AppService: Nome do broker appserver
b. -H: Nome ou IP do servidor onde está criado o appserver.
c. -S: 5162 é a porta do NameServer padrão. Caso utilize um NameServer diferente do padrão, informe a porta correspondente.
3. Quantidade de Agentes: Informar quantos agentes para o broker appserver.
Após clique em "Salvar".
Pode cadastrar quantos brokers forem necessários, inclusive apontando para máquinas distintas.
Testar Servidor: Após efetuar os cadastros necessários, o botão "Testar Servidor" irá testar o acesso a todos os servidores configurados ao mesmo tempo, reportando com o Status como: OK. Caso não seja possível conectar a um servidor configurado, o console emitirá uma mensagem de erro no campo Status e abrirá um campo novo abaixo como "Erros": neste campo trará mais detalhes sobre o erro.