Consultor Eletrônico



Kbase 70380: Tempo de migração
Autor   Marco Aurelio Scheidt - Tecnologia
Acesso   Público
Publicação   3/19/2018
Constantemente recebemos questionamentos quanto ao tempo necessário para fazer uma conversão ou uma aplicação de pacote. Independente do ambiente ou sistema questionado a resposta é sempre a mesma: Depende.

A resposta depende por vários fatores: capacidade de processamento, capacidade de I/O, se os recursos estão no mesmo servidor ou distribuído, barramento de memória, enfim, tudo o que se refere a recursos disponíveis para realizar a operação.

Porém, em se tratando de processos de atualização, além dos recursos de hardware disponíveis existe outro fator que influencia diretamente o tempo do trabalho: o modelo de negócio da empresa.

Um processo de atualização consiste em deltas de dicionário que são aplicados nos bancos de dados e programas que convertem a informação do formato anterior para o novo formato. Não são todas as tabelas que sofrem atualização em uma migração ou atualização de pacote. Logo, se seu modelo de negócio utiliza tabelas que são afetadas pela atualização, seu tempo de atualização será maior que um ambiente que não utiliza as mesmas tabelas.

É recomendável sempre que tiver dúvidas do tempo necessário para a atualização, fazer uma simulação em ambiente de teste para determinar o tempo mais aproximado para seu ambiente.

Autor: Adriano Correa