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Kbase 64071: Datasul Mail Service
Autor   Bruno Bergmann - Produto Framework
Acesso   Público
Publicação   10/13/2017
Configurações necessárias para utilização do Datasul Mail Service:

1- Configurar o arquivo "josso-agent-config.xml" (\ServidorAplicacao\jboss-4.2.3.GA\server\instance-8080\conf\josso-agent-config.xml) com a tag abaixo:

<partner-app>
<context>/dts/datasul-mail</context>
</partner-app>

OBS: É necessário o restart do serviço do JBoss após a alteração do arquivo.

2- Acessar o programa "btb962zb" (Parametros Email Foundation), e realizar as devidas parametrizações conforme o servidor de e-mail utilizado. Caso o mesmo solicite autenticação, deve-se preencher o campo "Usuário Email" com o login / email do servidor de e-mail.

3- Acessar o programa "btb946aa" (Parâmetros Gerais Modulo Básico), na aba "Servidor", deve-se preencher as informações referentes ao servidor e instancia do JBoss do ambiente.

4- Acessar o arquivo "datasul_framework.properties" (C:\TOTVS\datasul\dts-0\ServidorAplicacao\jboss-4.2.3.GA\server\instance-8080\conf\datasul\datasul_framework.properties) e verificar se a tag abaixo está configurada:

#+----------------------------------------------------------+
#| DATASUL REST |
#+----------------------------------------------------------+
datasul.rest.dir=C:/totvs/datasul/dts-0/ServidorAplicacao/jboss-4.2.3.GA/server/instance-8080/datasul-rest/

OBS: Este diretório precisar ser o caminho local da pasta, na máquina do JBoss, não sendo possível configurar através de hostname ou IP.

6- É necessário ter um AppServer configurado e ativo no ambiente para o correto funcionamento do Datasul Mail Service.

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Possíveis testes para validação do Datasul Mail Service

1- Validação externa do envio do e-mail:

- O procedimento pode ser encontrado na FAQ http://tdn.totvs.com.br/pages/releaseview.action?pageId=189310708.

2- Teste do Datasul-Rest:

- Acessar o produto, e em uma nova guia, acessar a URL: (servidor:porta/dts/datasul-rest/resources/api/application.wadl), o conteúdo da página deve ser similar ao anexo (Datasul-rest.png).

3- Teste das configurações do Datasul Mail Service

- Acesse o produto, em uma nova URL, acesse a URL (servidor:porta/dts/datasul-mail/resources/help), caso apresente uma tela com as configurações de e-mail preenchidas no programa "btb962zb" similar ao anexo (Appserver.png), o AppServer está comunicando corretamente com o ambiente.

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Casos Encontrados:

1- Caso ocorra com erro 17.177, ativar o clientlog no produto, alterar o nível do log do JBoss para INFO ou DEBUG, marcar a opção "debug" no programa "btb962zb" e enviar um e-mail de teste.

- No clientlog será demonstrado o erro 17177, acima do erro será apresentado um http status (404,404,500) neste caso sendo necessário validar o log do JBoss para validação

2- Caso o log do JBoss apresente erro "Erro ao realizar o login", é necessário validar o cadastro do usuário logado na sessão, através do programa "bas_usuar_mestre" se o mesmo está com as configurações de acesso correto (Caso o usuário seja interno, apenas pode existir o domínio em branco, caso seja externo, apenas a extensão em branco, e UMA de domínio).

OBS: Para localizar as informações do e-mail, no log do JBoss, procure por "DEBUG: setDebug: JavaMail", assim será demonstrado o stack de informações do e-mail enviado.

3- No log do JBoss ocorre o erro:

[com.datasul.framework.mail.resources.MailResource] 534-5.7.14 <https://accounts.google.com/signin/continue''sarp=1&scc=1&plt=AKgnsbs7
Please log in via your web browser and then try again.
Learn more at
https://support.google.com/mail/answer/78754

- Este erro ocorre pois o servidor de e-mail utilizado necessita uma segunda autenticação para validar o envio do e-mail, pode-se validar isto acessando da máquina do usuário, o servidor de e-mail, e tentar realizar o login no servidor, neste caso é necessário um ajuste para adicionar esta máquina como "confiável", ou remover a autenticação por 2 etapas.

4- Ao acessar a URL (servidor:porta/dts/datasul-mail/resources/help) ocorre erro de redirecionamento (302).

- Verificar o arquivo "josso-agent-config.xml" se o mesmo está corretamente parametrizado, e reiniciar o serviço do JBoss (O sintoma pode ocorrer pois após a alteração dos parâmetros no arquivo, o serviço do JBoss não foi reiniciado, neste caso o produto não irá encontrar o contexto, apresentando erro 302).

Artigo KCS:
https://centraldeatendimento.totvs.com/hc/pt-br/articles/360004621471
Anexos
Datasul-rest.png Appserver.png