Kbase 58: Estouro na tabela de Lock, incremente -L no servidor. (915)
Autor |
  Fabio Dalfovo - CAT |
Acesso |
  Público |
Publicação |
  22/02/2001 |
|
A mensagem de erro - Lock table overflow, increase -L on server (915) - significa que a memória destina para alocar uma determinada quantidade de registros não foi suficiente para o processo executado.
Alguns processos necessitam bloquear mais registros em memória para concluir a transação e atualizá-los, liberando-os para transações futuras. Muitas vezes o parâmetro (-L) pode não estar de acordo com a necessidade, sendo preciso incrementá-lo.
Para identificar o banco onde este valor precisa ser incrementado, pesquise pela mensagem ou número do erro (915) nos arquivos de log (.lg) dos bancos ou entre em contato com o módulo responsável pelo programa onde ocorreu a mensagem de erro.
A partir do utilitário de monitoração do Progress (Promon), é possível verificar o número de entradas de lock em uso de um determinado banco. A seguir, os passos para uso do Promon:
-> Acessar o diretório dos bancos via Prompt de Comando (cmd);
-> Executar: c:\dlc102b\bin\promon [nome do banco];
-> Digitar: R&D;
-> Escolher a opção: 1. Status Displays;
-> Escolher a opção: 13. Shared Resources;
O campo "Lock table high water mark" indica o valor máximo atingido, e o campo "Lock Table Entries in Use" mostra o valor atualmente em uso.
Exemplo de um banco que gerou o erro (915):
Lock table entries in use: 0 of 513
Lock table high water mark: 513
Caso a versão do Progress seja a 10.1C ou posterior, é possível alterar este valor com o banco online, porem, é necessário posteriormente alterar no arquivo de carga do banco para que ao reiniciá-lo, ele assuma o novo valor.
Para alterar o valor com o banco online executar o comando abaixo:
proutil [nome do_banco] -C increase -L [novo_valor]