Kbase 51834: Plugin Importador Genérico de Logs
Autor |
  Tatiane Koslinsky - CAT |
Acesso |
  Público |
Publicação |
  29/03/2017 |
|
O Importador Genérico de Logs é um plugin do Console com o objetivo de auxiliar a visualização dos erros e alertas ocorridos durante a etapa de Conferência de Dados de alguns pacotes como Unificação de Conceitos – Fase 1 (Período de Corte e Acerto Histórico) e o pacote EMS5 – Internacional. Este plugin permite a importação dos arquivos de logs gerados durante a execução do Console. É possível, a partir da situação ocorrida, ser direcionado para o portal do e-Consultor que contém informações sobre a solução da situação. As informações apresentadas pela ferramenta podem ser exportadas para um arquivo .csv e para algumas situações como falta de tradução de contas (Unificação de Conceitos), o arquivo é gerado no modelo para importação dentro do produto padrão.
O Importador Genérico de Logs é uma evolução do plugin Importador de Logs da Unificação de Conceitos liberado desde a release 11.5.4 do produto Datasul. Devido a necessidade de utilização do mesmo no pacote EMS5 – Internacional, houve a adaptação do plugin para uma ferramenta mais genérica. Esta ferramenta está disponível a partir da release 12.1.4 do produto Datasul.
Para acessar o plugin Importador Genérico de Logs é através do Console de Gerenciamento de Ambientes do Produto.
Ao abrir o Console, no canto superior esquerdo encontra-se o acesso aos Plugins. Para obter um novo, é necessário clicar em “Obter novo plugin” e selecionar o plugin importador-gen-log.
Procedimentos para a utilização:
1. “Pacotes disponíveis para importação”: selecione o pacote na qual os logs que serão importados pertencem. A escolha do pacote pode alterar a forma de visualização das informações. Apenas após a seleção desta informação é possível dar início ao processo de importação;
2. Botão “Ajuda”: direciona ao local onde se encontra a documentação do plugin;
3. Botão “Sair”: fecha o plugin;
4. “Informe o diretório de logs do pacote selecionado”: neste campo é necessário informar o diretório onde se encontram os logs do pacote selecionado em “Pacotes disponíveis para importação”.
5. Botão “Importar Logs”: este botão inicia o processo de importação dos logs. Haverá um feedback da importação e é possível cancelar o processo de importação, caso necessário.
6. Botão “Limpar”: utilize este recurso caso seja necessário limpar as informações importadas;
7. Browse “Situações ocorridas”: neste browse serão apresentados todos os códigos dos erros e alertas ocorridos encontrados nos logs. As seguintes informações são apresentadas: número da mensagem, quantidade de vezes que a situação ocorreu e o tipo (Alerta ou Erro). Além disso, cada tipo possui uma cor específica de destaque:
Vermelho: ERRO
Amarelo: ALERTA
8. Browse “Parâmetros da situação”: o mesmo erro ou alerta pode ocorrer várias vezes com parâmetros diferentes. Neste browse, conforme o erro ou alerta selecionado no browse “Situações ocorridas”, será apresentada uma linha para cada conjunto de parâmetros diferentes.
9. Botão “Exportar” do browse “Parâmetros da situação”: possibilita a exportação das informações do browse “Parâmetros da situação” para um arquivo .csv. Para algumas situações como, erro 2012 (Tradução de Conta) ou 2029 (Tradução de Centro de Custo), as informações exportadas estão no padrão para importação dentro do produto padrão.
10. Botão “Selecionar todos” do browse “Parâmetros da situação”: permite a seleção automática de todas as linhas do browse “Parâmetros da situação”. Quando o pacote “Unificação de Conceitos (Período Corte/Acerto Histórico)” está selecionado, conforme a seleção deste browse, são apresentados os registros com aquela determinada situação no browse “Registros que ocorreram a situação”.
11. “Específico do pacote” : quando não há um pacote selecionado no plugin, abaixo dos browses “Situações ocorridas” e “Parâmetros da situação” fica um espaço dedicado a apresentar uma informação específica do pacote. Por exemplo, ao selecionar o pacote “Unificação de Conceitos (Período Corte/Acerto Histórico)”, neste espaço é apresentado um browse onde serão mostrados os registros com determinada situação selecionada.
Browse “Registros que ocorreram a situação”: revela os registros que ocorreram determinada situação. É apresentado apenas ao selecionar o pacote “Unificação de Conceitos (Período Corte/Acerto Histórico)”. Informações importantes como o rowid do registro, campos utilizados e valores são apresentados neste browse.
12. Botão “Exportar” do browse “Registros que ocorreram a situação”: possibilita a exportação das informações do browse “Registros que ocorreram a situação” para um arquivo .csv.
13. “Descrição da situação”: conforme situação e parâmetros selecionados, a descrição da mensagem (mesma apresentada no arquivo de log do Console) é mostrada neste campo.
14. “Consulta ao Portal e-Consultor”: ao clicar neste botão é feito o direcionamento para o portal e-Consultor, onde ficará posicionado no erro ocorrido e mostrará os Kbases disponíveis para a situação. Estes Kbases são tópicos que auxiliam na correção da situação.
Anexos
|
Importador generico de logs.png
| | | | | | | | |