Consultor Eletrônico



Kbase 51600: Parâmetros do processo
Autor   Tatiane Koslinsky - CAT
Acesso   Público
Publicação   5/13/2016
Menu: Ambientes > Atualizações > Parâmetros do processo

Caso o pacote de atualização requer algum parâmetro do processo, no menu esquerdo irá habilitar a opção “Parâmetros do Processo”. Esses parâmetros não pertencem ao console e, sim ao processo de atualização que será realizado no ambiente.

Este procedimento é válido para a etapa de "Programas e ambiente", antes de fazer a atualização dos pacotes vai fazer uma cópia dos programas, arquivos de configuração e binários do JBOSS.

Requisitos:
- JBOSS parado no momento da atualização;
- Executar o console com um usuário administrador;
- Necessário que tenha pelo menos 40gb de espaço livre;
- Diretório de backup local para evitar cópia de arquivos pela rede.

Importante: deixando o diretório de backup em branco no cadastro do console, esta etapa será descartada do processo de atualização, não será feito o backup de programas, arquivos de configuração e binários do JBOSS. Este procedimento é importante pois caso aconteça algum problema durante a atualização de "Programas e ambiente", pode ser utilizado os diretórios para voltar o backup do ambiente.

Por padrão a mídia do Datasul 12 instala os programas na estrutura abaixo, dentro de cada diretório do Datasul 12 são criadas as pastas CHAR32 e CHAR64.

Diretório raiz programas: ..\ERP\
Diretório programas X86: ..\ERP\ems2\
Diretório programas CHAR32: ..\ERP\ems2\char32
Diretório programas CHAR64: ..\ERP\ems2\char64

Para o Console de Atualização com o Progress 11, não existem mais as pastas "char64" e "char32", pois não existe mais diferenças de binários. Existe a pasta "tty" que são os programas compilados em Caracter.
Diretório programas TTY: ..\ERP\ems2\tty

Abaixo estão listados os parâmetros que podem ser solicitados para os pacotes de atualização:

- Diretório de Backup: Informe um diretório para o backup dos arquivos alterados no processo de atualização. Se este parâmetro não for preenchido, o backup do processo não será realizado.
Exemplo: C:\totvs\backup_atualizacao

- Diretório para atualização de arquivos Caracter 32: Informe a raiz do diretório de arquivos Caracter 32. Se este parâmetro não for preenchido, os arquivos Caracter 32 não serão atualizados.

- Diretório para atualização de arquivos Caracter 64: Informe a raiz do diretório de arquivos Caracter 64. Se este parâmetro não for preenchido, os arquivos Caracter 64 não serão atualizados.

- Diretório para atualização de arquivos Windows TTY: É apresentado no console para o Progress 11.
Neste caso, na área de programas do produto em Progress 11, não existem mais as pastas "char64" e "char32", pois não existe mais diferenças de binários. Porém, existe a pasta "tty" que são os programas compilados em caracter.

- Diretório para atualização de arquivos Windows x86: Informe a raiz do diretório de arquivos Windows x86. A inclusão desse diretório no Console é obrigatória, caso não queira atualizar o diretório padrão do Datasul informe outro local para não gerar a mensagem durante a atualização.
Exemplo: C:\totvs\datasul\dts-0\ERP

- Diretório da instância do JBoss (Default): Informe o diretório da instância do Jboss que será atualizada. Este diretório deve estar acessível ao Console de Atualização. Para ambientes onde o Jboss encontra-se em Linux é necessário compartilhar o diretório do Jboss através de um serviço Samba. Se este parâmetro não for preenchido a instância não será atualizada. Por padrão, o ambiente terá uma instância padrão configurada. Caso tiver mais de uma instância, vai solicitar também o diretório da segunda instância. Caso a segunda instância esteja em outro servidor, informe o diretório para que o console consiga fazer a descompactação dos arquivos da atualização.
Instância Default:
Exemplo: C:\totvs\datasul\dts-0\ServidorAplicacao\jboss-4.2.3.GA\server\instance-8080
Segunda Instância:
Exemplo: \\servidor\datasul\dts-0\ServidorAplicacao\jboss-4.2.3.GA\server\instance-8080-2

- Diretório dos pacotes de atualização: a funcionalidade do download dos binários pode ser feita diretamente pelo Console de Atualização, não sendo necessário baixar antecipadamente no Portal de Clientes. Após selecionar a pasta de acerto para download, na tela "Download de Atualização", o console informará que existe fixs e binários para download. Os arquivos serão gravados abaixo da pasta "acerto-12.1.x-12.1.x\reparq". Se escolher baixar os pacotes pelo console será criado um diretório ...\acerto-12.1.1x-12.1.1x\reparq\ contendo todos os arquivos.
Exemplo: C:\totvs\console\acerto-12.1.1x-12.1.1x\reparq\
Caso optar em baixar os pacotes antecipadamente pelo Portal de Clientes e salvar em outro diretório, informe este outro caminho, deve desmarcar a utilização do "reparq" utilizando o diretório dos arquivos baixados.
Caso não executar esta etapa da atualização selecione a opção "Não executar esta etapa no console".

- Diretório da instância do Jboss no servidor de aplicação (Default): Informe o diretório da instância do Jboss que será atualizada. Este campo deve ser preenchido com o diretório da instância do Jboss na visão do servidor de aplicação. É obrigatório informar este parâmetro se for feita a atualização do Jboss.
Exemplo: C:\totvs\datasul\dts-0\ServidorAplicacao\jboss-4.2.3.GA\server\instance-8080
Caso tiver uma segunda instância, informe também o diretório.
Exemplo: C:\totvs\datasul\dts-0\ServidorAplicacao\jboss-4.2.3.GA\server\instance-8080-2

Informe os parâmetros solicitados em tela. Clique no botão "Salvar" ao inserir o valor para cada parâmetro ou tecle ENTER. Após clique em “Aplicar” no menu esquerdo para a validação do ambiente.

Observação:
Quando o Console de Atualização for executado a partir de uma estação:

Diretório da instância do JBoss (Default):''
Informe o diretório mapeado onde deverá descompactar os arquivos da atualização do pacote em atualização.
Exemplo:
\\servidor\ServidorAplicacao\jboss-4.2.3.GA\server\instance-8080

Diretório da instância do JBoss no servidor de aplicação (Default):
Essa é a visão do servidor, tem que deixar da seguinte forma (diretório local do servidor).
Exemplo:
C:\totvs\datasul\dts-0\ServidorAplicacao\jboss-4.2.3.GA\server\instance-8080