Consultor Eletrônico



Kbase 50985: Como configurar o Audit Trail para monitorar um ambiente Multi-empresa do Datasul_EMS2
Autor   Bruna Roberta Andryeiak - Produto Framework
Acesso   Público
Publicação   4/16/2015
Produto: Datasul

Ambiente: EMS 2

Versão: 2

Sintoma
Como configurar o Audit Trail para monitorar um ambiente Multi-empresa do Datasul_EMS2?

Causa
Como configurar o Audit Trail para monitorar um ambiente Multi-empresa do Datasul_EMS2?

Solução
Título:

Módulo Audit Trail em ambiente multi-empresa.

Perguntas:

Como configurar o Audit Trail para monitorar um ambiente Multi-empresa do Datasul_EMS2?

Solução:

Para atender a situação reportada, que consiste em utilizar o Audit Trail para um ambiente Multi-empresa do Datasul_EMS2, deverá ser utilizado o ambiente descrito abaixo:

· Deverá haver apenas uma base mgadt que irá monitorar os dados dos bancos das três empresas do Datasul_EMS2;

· Para distinguir qual empresa gerou determinada informação, basta apenas informar códigos diferentes para as bases de dados cadastradas no programa de Manutenção Base Dados (AU0001).
Por exemplo: em vez de cadastrar a base mgind, serão cadastradas três bases com os códigos mgind-1, mgind-2 e mgind-3.
Sendo que a base mgind-1 corresponde a base mgind da empresa 1, a base mgind-2 corresponde a base mgind da empresa 2 e a base mgind-3 corresponde a base mgind da empresa 3.
Este mesmo procedimento deverá ser seguido para o cadastro de todas as bases do EMS das três empresas.
Obs.: Caso o diretório das triggers precise ser o mesmo todas as bases (por exemplo: ambiente multiempresa integrando com Datasul_EMS5 sendo a integração através da função de Bancos Externos),deverá ser selecionado o campo "Incorpora Base de Dados ao diretório de Triggers?"


· No programa de Consulta Resultado Monitoramento (AU0201) o que é mostrado no campo "Base de Dados" é o código da base de dados informado no cadastro, com isso será possível distinguir de qual empresa partiu a informação através deste campo, pois os códigos informados no cadastro foram mgind-1, mgind-2 e mgind-3, por exemplo.


· Na execução do programa Geração das Triggers (AU0101) deverá ser realizada em atalho conectando-se a base do Audit trail e as bases da empresa correspondente.
É necessário este procedimento visto que os nomes lógicos das bases das empresas são iguais (apenas o código do cadastro(AU0001) é diferente).
Exemplo: para empresa 1, conectar a base mgadt mais a base mgind-1, base... -1; para empres 2, conectar a base mgadt mais a base mgind-2, base...-2; para empres 3, conectar a base mgadt mais a base mgind-3, base...-3.


· Como será utilizada apenas uma base mgadt, será facilitado também o processo de administração e configuração do Audit Trail, que será realizado todo em um único ambiente.


Nota:

Informações adicionais podem ser encontradas junto ao Manual de Referência Módulo Audit Trail.