Kbase 50753: Erro 36152 "Chave de emergência inválida!" ao tentar aplicar a chave de emergência nos produtos Datasul EMS2, EMS5 e HCM.
Autor |
  Bruna Roberta Andryeiak - Produto Framework |
Acesso |
  Público |
Publicação |
  15/04/2015 |
|
Produto: Datasul
Ambiente: Unspecified
Versão: EMS2, EMS5 e HCM
Avaliação
Sintoma
Ao tentar aplicar a chave de emergência nos produtos EMS2, EMS5 e HCM, é apresentada a mensagem 36152 "Chave de emergência inválida!".
Causa
A mensagem ocorre, pois quando a chave de emergência é utilizada, os serviços do License Server e do License Controller não estão ativos. Neste caso, é feita a leitura do arquivo "config\totvs-licensecontroller-java-1.0.jar" tanto para aplicar a chave, quanto nos novos acessos ao produto. Devido a esta leitura do arquivo .jar, o Java deve estar instalado e configurado em todas as estações.
Além da leitura do .jar, são gerados alguns arquivos no "Iniciar em" do atalho de acesso ao produto devido à validação da chave de emergência.
Solução
Quando for utilizada a chave de emergência, deve-se atentar para o seguinte:
1. Deve ser instalado o java JRE 1.5 ou superior em todas as estações.
2. A variável de ambiente JAVA_HOME deve estar configurada.
Para configuração das variáveis de ambiente, nas Propriedades do Sistema, localize a aba Avançado e clique no botão “Variáveis de Ambiente”, deve ser criada a variável JAVA_HOME cujo conteúdo é o diretório de instalação do Java, por exemplo: C:\Java\jre6.
3. Todos os usuários devem ter permissão de gravação no "Iniciar em" do atalho do produto.
4. O "Iniciar Em" do atalho deve apontar para um diretório mapeado (por ex.: x:\datasul) ao invés de diretório UNC (\\servidor\datasul).
Observações
- A chave de emergência é válida por 48 horas, neste período, mesmo que sejam restabelecidos os serviços do License Server e License Controller, a chave continuará a ser utilizada até que expire, e quando ocorrer, buscará automaticamente o License Server.
- Caso tenham sido feitos todos os testes descritos na solução e a situação persista, indicamos que se faça uma cópia do atalho e se configure o "Iniciar em" para que seja um diretório local (por ex.: c:\temp).