Kbase 50431: Dúvidas Datasul 12
Autor |
  Fabio Dalfovo - CAT |
Acesso |
  Público |
Publicação |
  20/03/2015 |
|
O Datasul 12, apesar da nomenclatura apontar uma nova versão, seu processo de atualização não caracteriza uma conversão, onde seja necessário reinstalar o produto, mas sim um update, da mesma forma que é feito da 11.5.11 para a 11.5.12, por exemplo.
Esse processo pode gerar dúvidas, que tentamos esclarecer nos tópicos a seguir. Dúvidas adicionais podem ser questionadas no Timeline da comunidade D@ CAT no Fluig.
P.: Qual a diferença da versão 12.1.1 para a versão 11.5.13 do Datasul''
R.: A diferença entre os dois pacotes é apenas o nome.
P: Em qual versão o produto Datasul está disponível com o Progress OpenEdge 11''
R: O produto Datasul com Progress OpenEdge 11 está disponível apenas na expedição com a nomenclatura 12.1.1.
P: Como faço para atualizar o produto Datasul para utilizá-lo com Progress OpenEdge 11''
R: Resumidamente, é necessário atualizar o produto da 11.5.12 para a 12.1.1 com o pacote normal de atualização em Progress 10.2B, e depois instalar a mídia dos programas compilados com o Progress OpenEdge 11. Banco de dados deve ser convertido manualmente utilizando a ferramenta proutil conv1011, assim como os cadastros necessários para os servidores de aplicação. Informações detalhadas estão disponíveis no guia de atualização.
P: Eu atualizei o Datasul 12.1.1 e agora quero atualizar o Progress OpenEdge para a versão 11. É possível''
R: Sim, apenas instale a área de programas com a mídia de instalação do Datasul para Progress OpenEdge 11 e converta o banco manualmente utilizando a ferramenta proutil conv1011, assim como os cadastros necessários para os servidores de aplicação.
P: Tenho que reinstalar o JBoss para passar a utilizar o Datasul 12.1.1 com Progress OpenEdge 11''
R: Não, o que é executado no servidor JBoss é igual. Apenas deverá ser recadastrado o serviço no servidor Appserver do Progress OpenEdge 11. Recomenda-se utilizar mesmo nome e porta para evitar reconfiguração do serviço no JBoss.
P: Para atualizar o produto Datasul para o Progress OpenEdge 11, é necessário utilizar um console de atualização diferente''
R: Não. O console de atualização é o mesmo para todas as atualizações até o Datasul 12.1.1. A partir da atualização para a 12.1.2 haverá um console de atualização para Progress OpenEdge 11, assim como arquivos de atualização específicos para cada versão do Progress.
P: Posso continuar utilizando o Produto Datasul com Progress OpenEdge 10 e converter apenas meu banco de dados para Progress OpenEdge 11''
R: A Progress não suporta o cenário onde o lado cliente esteja em uma versão inferior ao lado servidor. Dessa forma não recomendamos esse cenário.
P.: É obrigatório usar o Progress OpenEdge 11 com o Datasul 12.1.1''
R.: Não. O Datasul 12.1.1 possui duas expedições, uma com Progress OpenEdge 10.2B e outra com Progress OpenEdge 11.3. O cliente escolhe a versão do Progress que deseja usar.
P.: Posso converter meu ambiente Datasul anterior à versão 12.1.1 para Progress OpenEdge 11''
R.: O Progress OpenEdge 11 demanda uma expedição especial com programas compilados nessa versão. Essa expedição somente está disponível a partir do Datasul 12.1.1. Dessa forma, nem o produto nem o processo de atualização funcionará com o produto Datasul inferior à versão 12.1.1.
P.: Quando expira, ou até quando posso utilizar o Datasul 11''
R.: A Totvs disponibiliza liberações suavizadas do produto, evitando haver impacto que exige execução de programas de acerto de dados. Dessa forma, a nomenclatura Datasul 12 é apenas uma continuação do Datasul 11. Não existe processo de conversão entre versão 11 e 12 como havia nos produtos legados (EMS, HCM) para o Datasul.
P.: Até quando posso utilizar o Progress OpenEdge 10.2B com o produto Datasul''
R.: Até esse momento não existe previsão de descontinuidade de expedição do produto Datasul para Progress OpenEdge 10.2B.