Consultor Eletrônico



Kbase 47793: Novidades na Console de Atualizações
Autor   Eloi Rene Pscheidt - CAT
Acesso   Público
Publicação   8/6/2014
Neste artigo são apresentadas as correções e melhorias realizadas na Console de Atualizações a cada versão disponibilizada.
As versões são apresentadas em ordem decrescente, exibindo sempre na primeira posição a versão mais recente.
Console 4.2.3
MELHORIAS
Melhoria no desempenho da etapa de validação de definições.
CORREÇÕES
Correção no link para excluir definitivamente as customizações do pacote, em alguns casos não conseguia encontrar o arquivo custom-bancos-excluidos.dat.
Correção na passagem de parâmetros da sessão Progress para o processo que fará a importação das definições de dicionário, alterado para replicar também o parâmetro -s.
Correção para não conectar nos bancos puramente sql na conferência de definições. Era apresentado o erro ** Your database name is longer than 11 characters. (448).
Simplificada a abertura de plugins que não são Progress, passando a chamar diretamente o seu executável.
Alterada carga de plugins, fazendo com que não seja necessário cadastrar o texto do menu do plugin no pt-br.dat. Se o número da mensagem no plugin.dat for 0, será utilizado o último campo (ds-label).
Alterado o tipo da mensagem 213 ("Lista de tabelas, CRC no banco do cliente e CRC da compilação") de 38 (Erro) para 36 (Informação).
Alterada a comunicação com o Webservices de atualização, informando a versão do Progress para o webservice diferenciar os pacotes gerados de acordo com a versão do Progress.
Essa atualização contém programas 64 bits. Caso possua essa demanda em seu ambiente, copie manualmente os programas da pasta char64 para o seu servidor de aplicação após concluir a atualização.

Console 4.2.2
MELHORIAS
Melhoria na carga de parâmetros de conexão SQL em ambiente Oracle. Como já acontece para ambiente SQL Server, agora o console passou a identificar automaticamente o diretório do programa sqlplus.

CORREÇÕES
Correções na etapa de verificação de definições. Quando o ambiente é misto, com bases unificadas e distribuídas, não estava considerando na verificação as bases distribuídas, apenas as unificadas. Apresentava lentidão acima do normal quando haviam diversos ambientes cadastrados no console e também em ambientes Oracle.
Correção da etapa de backup de arquivos, quando o robocopy instalado no ambiente não suportava a opção de multithread (/mt), o backup falhava com o código de erro 16. Agora o console validará se poderá ou não utilizar esta opção no ambiente onde está executando. Também apresentava erro quando o diretório de origem dos arquivos estava em Linux e era acessado via samba. A opção /COPYALL copiava também as informações de auditoria do filesystem NTFS. Substituída pela opção /COPY:DATSO, deixando de fora apenas as informações de auditoria dos arquivos.

Essa atualização contém programas 64 bits. Caso possua essa demanda em seu ambiente, copie manualmente os programas da pasta char64 para o seu servidor de aplicação após concluir a atualização.


Console 4.2.1
MELHORIAS
Melhorias de usabilidade na tela de download. Ao alterar a seleção em um combo box, os itens seguintes da tela são "reiniciados".
Atualizada mensagem de erro referente integração .NET e adicionada opção para usuário acessar um KBase com mais detalhes do erro e possíveis soluções.
Incluída a mensagem 509 como tooltip do combo-box empresa da tela de particionamento, informando que ali são apresentadas apenas as empresas com conexões a banco configuradas.
Alterada a ordenação de pacotes origem e destino na tela de download. Agora os pacotes aparecem em ordem de evolução do produto, do mais atual para o mais antigo.

CORREÇÕES
Correção na etapa de atualização de programas e ambientes, interrompia o processo de backup com o erro 293 (Não foi possível criar diretório de backup &1) quando no pacote a ser atualizado não existia o diretório do JBoss, como é o caso no pacote 'acerto-11.5.6-11.5.6.1'.
Correção na etapa de validação de programas e ambientes, passou a impedir a continuidade do processo quando o diretório informado para os pacotes é inválido.
Correção na tela de gerenciar ambientes, na opção conexão 4gl, foi aumentado o tamanho para exibição da linha de conexão dos bancos. Em SQLServer, como a linha de conexão é maior, quando o usuário clicava no link 'salvar', estava salvando a linha de conexão truncada, causando erro durante o teste de conexão com os bancos.
Correção na passagem de parâmetros para execuções simultâneas com mais de 1 sessão em ambiente SQL Server, estava causando erro de argumento SQL inválido.
Corrigida a tela para informar parâmetros do processo. Não estava habilitando a escolha do pacote de atualizações quando o acesso era realizado pela tela de gerenciar ambientes. Nesta situação deveria habilitar a escolha do pacote, desabilitando apenas quando esta tela fosse acessada via link de parâmetros.
Corrigida a exibição de mensagem em branco na tela para informar parâmetros do processo, quando o usuário executa dois cliques sobre o parâmetro a ser informado.
Corrigida a etapa de conferência de definições para bancos SQL Server, não estava validando quando uma tabela existia no schema-holder mas não existia no SQL Server, por causa do dataserver tratar esta situação de forma diferente do que faz com Oracle.

Essa atualização contém programas 64 bits. Caso possua essa demanda em seu ambiente, copie manualmente os programas da pasta char64 para o seu servidor de aplicação após concluir a atualização.


Console 4.2.0

NOVIDADES
Disponibilizada opção de customização da atualização. Foram transferidas para esta tela a seleção de quais etapas serão utilizadas, o descarte de bancos e a utilização de appservers. Além disso novas opções de customização, detalhadas a seguir, foram adicionadas à esta tela. Essas customizações ficam persistidas em disco, quando a console for reiniciada elas serão lembradas e podem ser utilizadas nas execuções subsequentes.
Criada a possibilidade de cadastrar modos de conexão diferentes para o mesmo ambiente. Na tela de gerenciamento do ambiente é possível cadastrar conexões para banco que sejam padrão, e também variações destas conexões para as etapas de conferência, atualização de programas e deltas de definição. Com isso será possível executar determinada etapa com um tipo de conexão, por exemplo, mono-usuário, e outra etapa em shared-memory. Na tela de customização da atualização foi criada nova opção permitindo a opção pelo tipo de conexão em cada etapa, bem como a execução de scripts entre as etapas, para executar diversas tarefas, dentre elas a carga e descarga de bancos de dados.
Criada a opção para informar o número de sessões que poderão ser utilizadas para importar em paralelo os arquivos de definições de banco (.sql) para ambientes Oracle e SQL Server. Esta opção também está disponível na tela de customização da atualização.
Criada a opção para particionar a atualização de tabelas grandes. Isso permitirá que a mesma tabela seja dividida em várias partes, e cada parte seja atualizada em paralelo, reduzindo consideravelmente o tempo total da atualização/conversão. Na tela de customização da atualização é possível escolher quais tabelas serão particionadas.

MELHORIAS
A console passou a identificar quais etapas serão executadas em uma atualização no momento da sua seleção, deixando desabilitada na tela inicial aquelas etapas que não serão necessárias para a atualização selecionada.
Implementada checagem durante a inicialização da console para validar se está funcionando a criação de objetos .Net, evitando problemas desta natureza nas etapas que utilizarão esta tecnologia, como o download de pacotes e atualização de programas e ambientes.
Incluído o nome do ambiente no log de conversão.
Alterada a etapa de backup de programas e ambientes para copiar todos os diretórios do produto informados pelo usuário para o diretório de backup, podendo utilizar paralelismo para aumentar o desempenho. Essa cópia permitirá o retorno do diretório de backup completo em caso de falha durante a atualização. Esta opção continua sendo opcional, se o diretório de backup não for informado, assumirá que foi realizado backup dessas áreas manualmente.
Melhoria no desempenho da etapa de validações do pacote.
Melhoria no desempenho da tela de download de pacotes e correções.
Melhorado o método de comunicação do console com os servidores TOTVS para validar a existência de atualizações. Toda a comunicação é realizada via HTTP porta 80, e não há mais acessos na porta 8080.
Melhoria na integração com proxy. O console tenta utilizar o proxy do sistema automaticamente. Se não for possível a comunicação, será solicitada configuração manual do proxy.
Melhoria na apresentação das opções na tela de download. Apenas as opções relativas ao banco de dados do ambiente selecionado serão exibidas nas caixas de seleção.

CORREÇÕES
Correção da etapa de premissas da unificação de conceitos. Quando existiam vários ambientes configurados no console, era possível que ela fosse executada para todas as empresas cadastradas independente do ambiente selecionado.
Correção da etapa de atualização de arquivos XML, estava eliminando as barras duplas dos caminhos UNC informados para o diretório de atualização do JBoss.
Corrigido o tratamento de erros no processamento de arquivos XML. Em algumas situações os erros não eram identificados e o processo retornava OK.
Alterado o processamento de arquivos XML para não gravar BOM (byte order mark) para arquivos com codificação UTF-8.
Corrigida a tela de download de pacotes, quando a opção escolhida para download era plugin, não estava permitindo baixar um segundo plugin, baixava apenas o primeiro listado no browser.
Corrigida a identificação de banco somente SQL baseado no arquivo definicoes.dat.
Compatibilizadas as mensagens que descrevem as etapas.
Revisão dos kbases de ajuda da console.
Padronização da nova assinatura visual da Totvs.

Essa atualização contém programas 64 bits. Caso possua essa demanda em seu ambiente, copie manualmente os programas da pasta char64 para o seu servidor de aplicação após concluir a atualização.

Console 4.1.5
MELHORIAS
Melhoria nas atualizações e conversões em Oracle. A console passou a ajustar automaticamente o owner das tabelas no momento de importar as definições do schema-holder, baseando-se nas informações cadastradas na tela de acesso nativo do ambiente. Isso viabilizará as conversões de ambientes multi-empresa, onde a mesma definição (.df) poderá ser automaticamente importada sobre os bancos das diferentes empresas, sem a necessidade de intervenção manual do consultor. Também corrige o problema da diferença de padrões na nomenclatura dos owners, que era diferente no legado, mudou no Datasul 11, é diferente quando multi-empresa, ou de acordo com a necessidade do cliente.
Criada nova validação na etapa de validações, para validar a atualização de programas e ambientes. Neste momento esta etapa valida a existência dos arquivos .zip do pacote. Foi atualizado o kbase de ajuda da tela de validações.
Melhorada a geração do arquivo do log de conversão, exibindo também o nome da etapa quando descartada automaticamente pela console. Também passou a imprimir no cabeçalho do arquivo se a opção para uso de servidores de aplicação foi selecionada.
Criada validação impedindo a existência de espaço em branco no diretório de instalação da console. Existem restrições na atualização de dicionário quando o tipo de acesso é SQL que impedem a utilização de espaço em branco no diretório de trabalho.
Melhorada a validação de parâmetros do processo, imprimindo no log de conversão quais parâmetros estão incorretos e o motivo.

CORREÇÕES
Corrigida a carga de parâmetros da console que buscam dados do banco, quando o parâmetro não era persistido no ambiente, a console não estava carregando automaticamente os valores do banco. Também foi criada a opção permitindo conectar os bancos via appserver para buscar os valores destes parâmetros. Atualmente apenas a unificação de conceitos utiliza este tipo de parâmetro.
Corrigida a tela de cadastro de empresas do ambiente, estava permitindo duplicar as empresas cadastradas.
Corrigida a etapa de atualização de programas e ambiente, não validava se uma propriedade já existia em arquivo .properties quando incluía nova propriedade. Também foi revista a lógica para captura de erros durante a descompactação de arquivos .zip. Foi adicionada a criação de um arquivo de log contendo o resultado da descompactação e impresso no log de conversão o comando utilizado para descompactar os arquivos. Também passou a imprimir no log da conversão os comandos utilizados nas demais operações com arquivos, como criação de diretórios, exclusão de arquivos e comandos rename.
Corrigida a importação dos parâmetros de conexão dos bancos. Não apresentava o nome do usuário caso este já estivesse armazenado no ambiente. Também não permitia eliminar um usuário já cadastrado, caso os bancos deixassem de ter segurança aplicada.
Corrigido erro de arquivo muito longo durante a descompactação de arquivos na etapa de atualização de programas e ambientes.
Atualizado o arquivo de mensagens.

Essa atualização contém programas 64 bits. Caso possua essa demanda em seu ambiente, copie manualmente os programas da pasta char64 para o seu servidor de aplicação após concluir a atualização.



Console 4.1.4

CORREÇÕES
Corrigido o erro "PROPATH do servidor não está configurado para o diretório de dados da conversão", ocorrido durante o testes de servidores na tela de gerenciar ambientes, quando ainda não há pacotes baixados no ambiente.
Corrigida a tela de validações iniciais, desabilitando o botão 'corrigir' quando a linha selecionada não possui erros.
Criada a opção para informar senha para conexão com bancos seguros em Progress. Corrigidos os botões de ajuda das telas de gerenciamento de ambientes e seleção da atualização com informações sobre a utilização de bancos seguros.
Corrigida a tela de gerenciamento de ambientes, na parte de parâmetros do pacote, quando os parâmetros acessam tabelas do banco de dados. Para ambiente SQL Server, quando a tabela apresentava erro de sincronismo, gerava exceção não tratada pela console.
O arquivo de mensagens foi atualizado.

Essa atualização contém programas 64 bits. Caso possua essa demanda em seu ambiente, copie manualmente os programas da pasta char64 para o seu servidor de aplicação após concluir a atualização.

Console 4.1.3

CORREÇÕES
Corrigido o tratamento para a exceção lançada pelo Dataserver SQL Server quando o ambiente possui problemas de sincronismo de schema-holder. As etapas de conferência e atualização de dados não estavam conseguindo capturar este erro, gerando uma condição de STOP, que em execuções via APPSERVER eram direcionados para os logs do serviço, e em ambientes locais retornavam para a tela inicial da console com a mensagem "bancos já conectados serão desconectados".
Corrigidas as etapas de preparação e correção de dicionário, para ambiente SQL Server não estava identificando quando ocorriam erros na atualização via acesso nativo (SQLCMD).
Criada a opção para importar parâmetros de conexão com bancos via appserver, na tela de gerenciamento dos ambientes, e também corrigida etapa de validação de conexões 4GL para testar conexões em appserver quando esta opção for selecionada. Estas duas correções permitirão a conexão em bancos Progress via shared memory, quando o appserver for configurado no mesmo servidor do banco.
O arquivo de mensagens foi atualizado.

Essa atualização contém programas 64 bits. Caso possua essa demanda em seu ambiente, copie manualmente os programas da pasta char64 para o seu servidor de aplicação após concluir a atualização.


Console 4.1.2

CORREÇÕES
Corrigido o erro 'Logical dbname must be connected in order to add alias . (1660)' na etapa de preparação de dicionário.



Console 4.1.1

CORREÇÕES
Corrigido erro ao selecionar um ambiente cadastrado, no momento de carregar os pacotes já baixados, quando um pacote está corrompido, faltando alguns
arquivos .dat. Agora será apresentada mensagem informando qual o pacote está inválido e precisará ser baixado novamente.
Corrigidas as etapas de preparação e correção de dicionários, onde passou a validar erros que ocorriam durante este processo e não eram gerados para
arquivos .e, apenas para o log da importação, como erros de lock time out.
Corrigido erro apresentado ao acionar o help da tela de exclusão de bancos do processo.
Corrigido erro na conversão do produto Gestão de Planos em Oracle. Estava descartando automaticamente todas as etapas.
Eliminada a mensagem de alerta para as seguintes mensagens de conexão com banco de dados:
** This session is being run with the nointegrity (i) option. (512)
WARNING: Beforeimage file of database is not truncated. (1552)
Warning: is not a database parameter and was ignored. (1402)

Essa atualização contém programas 64 bits. Caso possua essa demanda em seu ambiente, copie manualmente os programas da pasta char64 para o seu servidor de aplicação após concluir a atualização.



Console 4.1.0

NOVIDADES
Disponibilizada nova interface, substituindo o wizard passoapasso.
Disponibilizado o cadastro de ambientes, capaz de persistir informações para as próximas atualizações, como conexões com bancos de dados e diretórios.
Possibilidade de cadastrar acessos SQL para atualização de pacotes que não se utilizem de conexões 4GL.

CORREÇÕES
Correção para o correto uso do tipo de banco MSS no arquivo conexoes.dat, para ambientes SQL Server.
Correção na aplicação de deltas para bancos diferente de Progress, onde o executável encontrase instalado em diretório que contém espaços em branco no seu caminho.

Essa atualização contém programas 64 bits. Caso possua essa demanda em seu ambiente, copie manualmente os programas da pasta char64 para o seu servidor de aplicação após concluir a atualização.