Kbase 47784: Boas práticas para a administração do LOGIX
Autor |
  Rodrigo Ritzmann - CAT |
Acesso |
  Público |
Publicação |
  06/08/2014 |
|
Boas práticas para a administração do LOGIX
Este post tem por objetivo listar boas práticas na administração do LOGIX a respeito de ocupações que o cliente deve ter no seu dia-a-dia com o ambiente operacional.
Banco de Dados:
a) Ter um profissional, equipe ou serviço terceirizado para conduzir as atividades de administração do ambiente
b) Manter um contrato de suporte e manutenção para o hardware e software do servidor e banco de dados
c) Criar, manter, executar e testar uma política de backup
d) Manter um plano/job de manutenção das estatísticas do banco
e) Monitorar e redimensionar, conforme a necessidade, as áreas de armazenamento do banco de dados
f) Manter um banco de homologações, em servidor separado, evitando intervenções no banco de produção sem uma avaliação prévia
g) Identificar, de maneira inequívoca, os usuários que estão acessando o banco de produção para garantir um bom gerenciamento. Ex: Utilizar um esquema ou banco separado para cada aplicação, desenvolvedor ou query ad hoc no banco
h) Reorganizar o banco de dados de acordo com as opções necessárias e disponíveis para cada um. Ex: Rebuild dos índices após a remoção ou inclusão massiva de registros, desfragmentar tabelas, compactar índices, etc
i) Ajustar parâmetros do banco de dados de acordo com os recursos disponíveis no servidor (CPU, Memória, Disco, etc)
j) Acompanhar o crescimento do tamanho e utilização do banco de dados a fim de planejar a ampliação dos recursos computacionais
l) Utilizar ferramentas de acompanhamento para visualização de alertas, utilização de recursos e métricas de desempenho do banco de dados e recursos computacionais
Exemplos de ferramentas para monitoramento e administração do banco de dados:
1) Oracle Enterprise Manager
2) SQLServer Management Studio
3) Informix OAT ou ISA Server
Aplicação:
Para a aplicação, sugerimos a leitura do documento ?TOTVS Tec Melhores práticas?, disponível no site de suporte TOTVS. No endereço suportehttps://suporte.totvs.com/download
Além dessas orientações lembramos que existe documentação disponível nos sites dos fornecedores. Exemplo:
Oracle: http://tahiti.oracle.com/
Microsoft: http://msdn.microsoft.com/pt-br/
TDN: http://tdn.totvs.com
IBM: www.ibm.com/support/documentation/
DELL: http://support.dell.com/support/systemsinfo/documentation.aspx