Consultor Eletrônico



Kbase 47720: Como configurar ambiente multi-empresa no Console de Atualizações
Autor   Eloi Rene Pscheidt - CAT
Acesso   Público
Publicação   5/15/2014
Segue uma dica sobre como configurar ambiente multi-empresa no Console de Atualizações.

Utilizando no exemplo um ambiente com duas empresas.
No console sempre existirá uma empresa cadastrada chamada 'multi'.
Neste cenário deve-se adicionar a empresa 'emp1' e a empresa 'emp2', totalizando 3 empresas: multi, emp1 e emp2.
Os nomes das empresas podem ser qualquer um, o único nome que não pode ser alterado é o nome da empresa 'multi'.

No momento de importar o .pf e o alias, segue esta lógica:

1) seleciona a empresa 'multi' e importa o .pf e o alias da empresa 'emp1'. Porque da empresa emp1? Para facilitar e não ser necessário criar um .pf apenas com estes bancos multi-empresa, o console importará todas as conexões deste .pf, mas utilizará apenas as conexões dos bancos multi-empresa. Ficarão cadastrados para a empresa 'multi' também os bancos mono da empresa 'emp1', não há problema, a console utilizará para a empresa 'multi' apenas os bancos compartilhados, que são multi-empresa. O console sabe distinguir quais bancos são multi e quais são mono-empresa, com base nos arquivos .dat que acompanham os pacotes.

2) seleciona a empresa 'emp1' e importa o .pf e o alias da empresa 'emp1' novamente. Ficarão atrelados a esta empresa tanto os bancos compartilhados quanto os bancos 'mono-empresa'. A console considerará para esta empresa apenas os bancos 'mono'.

3) seleciona a empresa 'emp2' e importa o .pf e o alias da empresa 'emp2'. Ficarão atrelados a esta empresa tanto os bancos compartilhados quanto os bancos 'mono-empresa'. A console considerará para esta empresa apenas os bancos 'mono'.

A console considera um ambiente multi-empresa quando possui cadastrado para o ambiente selecionado mais de uma empresa além da empresa 'multi'. Nesses casos ela passa a operar no modo 'multi-empresa', considerando para a empresa 'multi' apenas os bancos compartilhados, e para cada empresa diferente de 'multi', apenas os bancos replicados, que são mono-empresa.

Quando no ambiente selecionado não existir mais do que a empresa 'multi', ela passa a operar no modo 'mono-empresa', considerando para a empresa 'multi' tanto os bancos multi quanto os bancos mono-empresa.

Até o presente momento o console não permite selecionar qual empresa será considerada na execução do processo selecionado: uma vez configurado um ambiente multi-empresa, todas as empresas serão processadas.