Kbase 47684: Console de atualização - Gerenciar Ambientes
Autor |
  Eloi Rene Pscheidt - CAT |
Acesso |
  Público |
Publicação |
  12/23/2013 |
|
Esta tela permite o gerenciamento dos ambientes cadastrados no console de atualização. Na parte superior é realizada a administração dos ambientes, e na parte inferior são realizadas as configurações para o ambiente selecionado.
AMBIENTES
Os ambientes já cadastrados são listados no campo "Ambientes". Para criar um novo ambiente, clique no botão "Adicionar". Insira o nome, o tipo de banco de dados e selecione a opção "Salvar".
EMPRESAS
Ao cadastrar o ambiente, é criada automaticamente uma empresa genérica, chamada de "Multi". Será necessário adicionar novas empresas se o ambiente utiliza bancos de dados mono-empresa.
Um banco de dados mono-empresa é caracterizado pela necessidade de duplicação do mesmo em ambiente multi-empresa. Nesse caso, deverão ser cadastradas novas empresas conforme os ambientes duplicados existentes. O console não verifica a relação do nome informado com o cadastro de empresa do ambiente.
Para cadastrar uma nova empresa, selecione o botão "Adicionar" e insira o nome da empresa (apenas para cadastro). Em seguida, clique no botão "Salvar".
BANCO ACESSO 4GL
A opção "Banco Acesso 4GL" permite indicar as conexões 4GL aos bancos de dados do ambiente.
O botão "Importar parâmetros de conexão" importa os dados de conexão 4GL aos bancos de dados através dos arquivos PF e Alias. Ao clicar no botão, selecione a empresa, indicando o arquivo PF (.pf) e o arquivo fonte do Alias.
Se o banco de dados Progress OpenEdge possuir segurança aplicada a nível de banco, indique o usuário e senha que será administrador para todos os bancos de dados utilizados no processo que possuem segurança. A senha informada pelo parâmetro -P do .pf de conexão será substituida automaticamente pela mensagem "SenhaOcultaPelaConsole". Não altere esse valor e nem exclua as informações de -U e -P existentes na linha de conexão dos bancos. Por questões de segurança a console não armazenará a senha junto com as demais informações do ambiente. A senha deverá ser informada a cada execução da console através do link "Este ambiente requer usuário e senha em seus bancos. Clique aqui para informá-los" visível na tela inicial da console, quando o ambiente selecionado foi construído a partir de um .pf que continha os parâmetros -U e -P. Se o banco também tiver um dtauthkey aplicado, é necessário aplicar o rcodekey nos programas das pastas do diretório de dados que será utilizada para o processo.
Após preencher todos os dados, clique no botão "Importar parâmetros de conexão". Se desejar que as conexões de banco sejam testadas em servidor de aplicação, utilize o botão "Importar parâmetros de conexão em Servidor de Aplicação". Neste momento o console faz um teste de conexão aos bancos configurados no PF e cadastra-os para a empresa selecionada. Os bancos que apresentarem problemas na conexão serão exibidos em vermelho. Pode-se optar por cadastrar os parâmetros para este banco ou excluí-lo, através da opção "Eliminar banco selecionado". Não exclua a conexão a um banco de dados, a menos que seja explicitamente recomendado pelo suporte da Totvs.
Observações sobre a conexão de bancos Multi e Mono-Empresa:
Para ambientes Multi-Empresa, na empresa "Multi" deve-se selecionar o PF de uma das empresas, mesmo que neste PF estejam configurados também os bancos mono-empresa. Nas demais empresas importe o PF correspondente a empresa em questão. Durante o processo de atualização o console identifica automaticamente se os bancos de dados são multi ou mono-empresa e executa as etapas conforme necessário.
BANCO ACESSO SQL
Ambiente Progress:
Na opção "Banco Acesso SQL" são cadastrados os bancos que possuem apenas acesso SQL. Estes são os bancos utilizados pelo JBoss e não são conectados pelo arquivo PF. Os parâmetros de conexão para estes bancos podem ser identificados através do script de carga do banco de dados (-ServerType SQL).
Digite o nome do banco de dados no campo "Novo banco" e clique em "Adicionar banco". Cadastre os parâmetros de conexão ao banco de dados que são solicitados em tela (Nome do Banco de dados, Host do servidor, Porta de conexão SQL, Usuário e senha). É importante que o usuário informado possua permissão de DBA no banco de dados. Para isso, recomendamos a utilização do usuário "sysprogress". A cada parâmetro informado clique na opção "Salvar informações de conexão" para que o parâmetro seja cadastrado corretamente. É importante cadastrar todos os bancos de dados com acesso SQL.
Os bancos com acesso SQL estão listados abaixo:
Emsdev
Finance
Payroll
Mdtfrw
Mdmerge
Ambiente Oracle:
Para ambientes com bancos de dados Oracle a opção "Banco Acesso SQL" é utilizada para o cadastro das informações de conexão ao banco Oracle. Ao importar os parâmetros de conexão na tela de "Banco Acesso 4GL" os dados de conexão ao banco Oracle são cadastrados automaticamente.
Preencha o parâmetro "Diretório do SQL Plus" com o diretório onde encontra-se o executável do SQL Plus na máquina onde está sendo executado o console de atualização. Para cadastrar este parâmetro para todos os bancos, selecione um dos bancos cadastrados, informe o valor do parâmetro e selecione o botão "Salvar informações para todos os bancos". Desta forma, o parâmetro selecionado será replicado para todos os bancos configurados.
Ambiente SQL Server:
Para ambientes com bancos de dados SQL Server a opção "Banco Acesso SQL" é utilizada para o cadastro das informações de conexão ao banco SQL Server. Ao importar os parâmetros de conexão na tela de "Banco Acesso 4GL" os dados de conexão ao banco SQL Server são cadastrados automaticamente.
Se o parâmetro "Diretório do Sqlcmd" não estiver preenchido, informe o diretório onde encontra-se o executável "sqlcmd.exe" na máquina onde está sendo executado o console de atualização. Para cadastrar este parâmetro para todos os bancos, selecione um dos bancos cadastrados, informe o valor do parâmetro e selecione o botão "Salvar informações para todos os bancos". Desta forma, o parâmetro selecionado será replicado para todos os bancos configurados.
Importante: As informações de conexão aos bancos com acesso SQL são exibidas no log de conversão. Para proteger as informações de conexão (como usuário e senha, por exemplo), configure a segurança do diretório do console para que somente os usuários autorizados tenham acesso ao log.
PARÂMETROS DO PROCESSO
Os "Parâmetros do Processo" poderão ser cadastrados somente se houver algum pacote que exija parâmetros já baixado. Para o cadastro dos parâmetros, selecione a atualização e informe os parâmetros solicitados em tela. Clique no botão "Salvar" ao inserir o valor para cada parâmetro.
Abaixo estão listados os parâmetros que podem ser solicitados para os pacotes de atualização:
Diretório de Backup: Informe um diretório para o backup dos arquivos alterados no processo de atualização. Se este parâmetro não for preenchido, o backup do processo não será realizado.
Exemplo: c:\totvs\datasul\backup11.5.6
Diretório para atualização de arquivos Caracter 32: Informe a raiz do diretório de arquivos Caracter 32. Se este parâmetro não for preenchido, os arquivos Caracter 32 não serão atualizados.
Exemplo: c:\totvs\datasul\dts1156pgs\ERP
Diretório para atualização de arquivos Caracter 64: Informe a raiz do diretório de arquivos Caracter 64. Se este parâmetro não for preenchido, os arquivos Caracter 64 não serão atualizados.
Exemplo: c:\totvs\datasul\dts1156pgs\ERP
Diretório para atualização de arquivos Windows x86: Informe a raiz do diretório de arquivos Windows x86. Se este parâmetro não for preenchido, os arquivos Windows x86 não serão atualizados.
Exemplo: c:\totvs\datasul\dts1156pgs\ERP
Diretório da instância do Jboss: Informe o diretório da instância do Jboss que será atualizada. Este diretório deve estar acessível ao Console de Atualização. Para ambientes onde o Jboss encontra-se em Linux é necessário compartilhar o diretório do Jboss através de um serviço Samba. Se este parâmetro não for preenchido a instância não será atualizada.
Exemplo: \\servidor\datasul\dts1156pgs\ServidorAplicacao\jboss-4.2.3.GA\server\instance-8080
Diretório dos pacotes