Consultor Eletrônico



Kbase 47463: Console de atualização (3.0.0) - Conferência de conexão de bancos
Autor   Adriano Correa - CAT
Acesso   Público
Publicação   18/09/2012
A conferência de conexão dos bancos lista todos os bancos demandados pelo processo e os seus respectivos parâmetros de conexão.

A listagem dos bancos é sempre distribuída. Bancos unificados terão os mesmos parâmetros de conexão. Se os parâmetros de conexão forem alterados para um banco unificado, todos os alias que apontam para o mesmo banco serão automaticamente alterados pelo console.

Na primeira conferência de conexão serão apresentados bancos que possivelmente não foram conectados. É possível ajustar manualmente a conexão desses bancos, ou voltar o processo para corrigir o arquivo .pf que identifica a conexão dos bancos.

Parâmetros ajustados nessa tela não serão conferidos. Em caso de problema, a etapa do processo que demanda os parametros acusará erro de banco de dados não conectados.

O console disponibiliza a opção do usuário não converter um banco da lista, ou mesmo descartar todos os bancos com erro de conexão. Uma vez selecionada uma dessas opções, não é possível incluir o banco no processo novamente, sendo necessário fechar o console e reabrí-lo para executar novamente o processo.

A conferência de conexão dos bancos é apresentada em até 4 momentos, conforme as etapas necessárias para o processo. É possível especificar parâmetros diferentes para a conexão de bancos antes de cada etapa. Por exemplo, as etapas de preparação de dicionário e correção de dicionário são mais rápidas para bancos de dados Progress OpenEdge quando executadas em conexão mono-usuário e com o parâmetro -i especificado. A etapa de atualização de dados é mais rápida quando executado via appserver, com várias conexões simultâneas em conexão direta à shared memory. Etapas de conferência podem ser executadas com o ambiente de produção no ar, em modo cliente servidor.

É comum ambientes com bancos de dados Oracle efetuarem a conexão ao schema-holder em modo "Somente Leitura" (parâmetro -RO). O console de atualização altera automaticamente o modo de conexão de "Somente Leitura" para "Monousuário", sempre que for necessário modificar definições no schema holder. Antes de efetuar uma nova conexão "Somente Leitura" a esse schema-holder, lembre-se de truncar o before-image do banco de dados.