Kbase 47462: Console de atualização (3.0.0) - Conexão de bancos de dados
Autor |
  Adriano Correa - CAT |
Acesso |
  Público |
Publicação |
  7/19/2012 |
|
A tela de conexão de bancos de dados permite indicar os bancos de dados do ambiente que será convertido.
A opção de conectar bancos de dados nos servidores de aplicação permite que o arquivo .pf informado para o console seja testando no primeiro appserver cadastrado na tela de balanceamento de carga. É possível dessa forma, testar via appserver uma conexão mono-usuário a um banco de dados que não está no mesmo computador do console.
Se o banco de dados Progress OpenEdge possuir segurança aplicada a nível de banco, marque essa opção e indique o usuário e senha que será administrador para todos os bancos de dados utilizados no processo. Se o banco também tiver um dtauthkey aplicado, é necessário aplicar o rcodekey nos programas das pastas do diretório de dados que será utilizada para o processo.
A opção de segurança estará disponível apenas para ambientes com bancos de dados em Progress OpenEdge em acesso ABL. O acesso aos bancos de dados Oracle, SQL Server e OpenEdge via JDBC será configurado na opção "Acesso nativo".
Qualquer processo executado tem uma empresa genérica cadastrada, chamada de "Multi". Somente será necessário adicionar novas empresas para processos que demandam bancos de dados mono-empresa.
Um banco de dados mono-empresa é caracterizado pela necessidade de duplicação do mesmo em ambiente multi-empresa. Nesse caso, deverão ser cadastradas novas empresas conforme os ambiente duplicados existentes. O console não verifica a relação do nome informado com o cadastro de empresa do ambiente. Essa relação é feita pelo arquivo .pf que será informado para a empresa. O nome é apenas uma identificação para referência futura.
O console também não habilitará a inclusão de empresas se a opção para converter todas as empresas simultaneamente não foi marcada na primeira tela de configuração. Da mesma forma, o campo para informar o programa de alias será habilitado apenas se foi marcada a opção de bancos de dados unificados na primeira tela de configuração.
O programa de alias a ser informado deve ser o fonte, não o compilado, pois o console irá tratar as informações do arquivo e não executar o programa.
Os botões exportar e importar, gravam e recuperam a lista de empresas com seus respectivos arquivos .pf e programas de alias cadastrados nessa tela.
O botão executar irá testar a conexão dos bancos de dados informados e a criação do alias para cada banco. Se ao final do teste não foi possível conectar algum banco de dados demandado para o processo, o console irá listar os bancos identificados com seus respectivos parâmetros de conexão, e os bancos demandados que não foram conectados.