Consultor Eletrônico



Kbase 47461: Console de atualização (3.0.0) - Balanceamento de carga
Autor   Adriano Correa - CAT
Acesso   Público
Publicação   19/07/2012
É possível disponibilizar servidores de aplicação para execução das etapas do Processo. Esses servidores de aplicação deverão ser Progress Appservers já carregados nesse momento de configuração.

É possível configurar vários broker em vários servidores. Um broker pode ter vários agentes disponibilizados.

Cada linha cadastrada nessa tela refere-se a um agente disponibilizado. Por exemplo, se forem configurados dois brokers Appservers, cada um com 5 agentes, poderá ser cadastrada 10 linhas.

A identificação dos parâmetros de banco e a execução de premissas, conferência de definições, conferência de dados, preparação de definições e correção de definições, executarão apenas o servidor cadastrado na primeira linha. A atualização de dados utilizará todos os servidores cadastrados, conforme fila de programas a serem executados.

Um broker appserver precisa ter configurado apenas parâmetros de sessão. O exemplo abaixo possui a configuração mínima necessária para um broker appserver:

- Diretório de trabalho: Apontar para o diretório do console. Se o Progress OpenEdge for 64 bits, utilize a pasta char64 disponível no console.
- Parâmetros de inicialização: -d dmy -cpstream ibm850 -numsep 46 -numdec 44

Além desses parâmetros de inicialização, podem ainda se configurados os seguintes parâmetros conforme necessidade:

-h: indica o número de bancos que será conectado. O padrão é 5.
-Mm: Caso os bancos sejam carregados em modo cliente-servidor com esse parâmetro definido fora do padrão. O padrão é 1024.

NÃO ESPECIFIQUE NENHUMA CONEXÃO A BANCO DE DADOS, NEM PROGRAMA DE ALIAS NA CARGA DO BROKER APPSERVER. Essas informações serão configuradas pelo console, que configurará dinamicamente o appserver durante a execução.

A conexão que será configurada nessa tela do console precisa dos seguintes parâmetros:

-Appservice <nome do broker> -H <hostname ou ip do servidor appserver> -S 5162

A porta 5162 informada na conexão refere-se ao Nameserver padrão. Caso utilize um NameServer diferente do padrão, informe a porta correspondente.

O botão para duplicar servidor repete os parâmetros de conexão da linha selecionada para uma nova linha. A descrição é alterada automaticamente.

Os botão de exportar e importar permitem gravar e recuperar as informações cadastradas nessa tela. A gravação é feita no arquivo appservers.dat, dentro da pasta dat do console.

Após efetuar os cadastros necessários, o botão executar irá testar o acesso a todos os servidores configurados ao mesmo tempo. Caso não seja possível conectar a um servidor configurado, o console emitirá uma mensagem de erro e automaticamente eliminará o servidor da lista. Se não for possível se conectar a nenhum servidor cadastrado, o console não permitirá a continuidade do processo até regularizar o cadastro, ou desmarcar a opção de disponibilizar servidores de aplicação.

Mesmo que sejam disponibilizados servidores de aplicação nessa tela, em cada processo é possível indicar se deseja ou não executar o processo usando Appservers. Se não forem disponibilizados os servidores nessa tela, a opção de execução com Appservers não estará disponível.