Consultor Eletrônico



Kbase 20: Sintaxe e exemplos de pesquisa
Autor   Marcos Kirchner - CAT
Acesso   Público
Publicação   7/21/2011

A pesquisa padrão, sem utilizar operadores especiais, retorna documentos que possuam todos os termos informados e em alguns casos considera flexões (número/gênero/grau/tempo verbal) dos termos. Símbolos de pontuação e acentuação em geral são ignorados.

A pesquisa por código do KBase ou código de erros só ocorre quando a expressão de pesquisa possui apenas números e letras não acentuadas.

O sistema de pesquisa tenta ordenar os resultados de acordo com a relevância. KBases com código pesquisado possuem mais relevância, seguidos dos KBases associados ao erro pesquisado, e por fim a pesquisa textual no título/conteúdo do KBase.

A lista abaixo exemplifica os operadores suportados para a pesquisa e apresenta uma breve descrição:

  • hang : Procura pelas formas flexionadas da palavra hang. Ex.: hang, hangs, hanging, hung, hanged, etc.
  • dataserver [AND] oracle : Procura pelas formas flexionadas das palavras dataserver e oracle. AND é opcional.
  • odbc OR jdbc : Procura pelas formas flexionadas das palavras odbc ou jdbc.
  • "sql server" : Procura pela frase "sql server".
  • dataserver -odbc : Procura por kbases contendo flexões da palavra dataserver, mas que não contenha flexões da palavra odbc.
  • +crash : Procura pela palavra crash, sem utilizar formas flexionadas. Esta pesquisa não encontra, por exemplo, documentos que possuam as palavras crashes ou crashing.
  • datas* : Procura palavras que comecem com datas. Ex.: datasul, dataserver, dataset.
  • <linux odbc> : Procura por palavra linux que esteja próximo à palavra odbc.

Todos os operadores podem ser combinados de forma complexa para refinar a pesquisa e aumentar a relevância. Considere a pesquisa abaixo:

datas* (+oracle or "sql server")

Esta pesquisa retorna documentos que contenham palavras iniciando com datas (ex: dataserver) e também possuam a palavra oracle ou a frase "sql server".